sexta-feira, 2 de agosto de 2019

FESTAS DOS FRANCISCANOS. 02 de Agosto: Festa de Nossa Senhora dos Anjos e Perdão de Assis


 FESTAS NA PROVÍNCIA IMACULADA CONCEIÇÃO DO BRASIL.  PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO. As 19 horas do dia de hoje, os reverendíssimos Padres franciscanos da comunidade de Concórdia - SC, concelebraram uma emocionante missa. Ocorre que, no calendário litúrgico franciscano, o dia 2 de agosto é dedicado à celebração da Festa de Nossa Senhora dos Anjos, popularmente conhecida como “Porciúncula”. Na introdução do texto litúrgico do missal e da liturgia das horas, se diz o seguinte:

“O Seráfico Pai Francisco, por singular devoção à Santíssima Virgem, consagrou especial afeição à capela de Nossa Senhora dos Anjos ou da Porciúncula. Aí deu início à Ordem dos Frades Menores e preparou a fundação das Clarissas; e aí completou felizmente o curso de seus dias sobre a terra. Foi aí também que o Santo Pai alcançou a célebre Indulgência, que os Sumos Pontífices confirmaram e estenderam a outras muitas igrejas. Para celebrar tantos e tão grandes favores ali recebidos de Deus, instituiu-se também esta Festa Litúrgica, como aniversário da consagração da pequenina ermida”.

 Porciúncula (em italiano: Porziuncola ) é uma pequena igreja fora de Assis, na fracção comunal de Santa Maria degli Angeli, atualmente contida dentro de uma basílica muito maior, a Basílica de Santa Maria dos Anjos, construída para proteger e venerar a tradição da pequena igreja.

É o lugar mais sagrado da Ordem Franciscana. Ali morreu Francisco de Assis. Segundo a tradição, a Porciúncula foi construída no século IV, por eremitas provenientes da Palestina. Em 576, foi assumida por São Bento e seus monges. A Porciúncula foi a terceira igreja restaurada por São Francisco, depois de ter tido um sonho no qual ouviu o chamado de Deus para "reconstruir a sua igreja".

Na missa, nós, ex-seminaristas, pedimos à NOSSA SENHORA DA IMACULADA CONCEIÇÃO pelo nosso colega e irmão VANIR ORSO, que se encontra enfermo em Criciúma - SC.


Nenhum comentário: