quinta-feira, 9 de outubro de 2014

PARABÉNS CONCÓRDIA (cronica da semana)

Cesar Techio
Advogado - Economista
              
   Participar de um pleito eleitoral, quando se tem em vista o bem comum e se respeita as bases democráticas e civilizatórias pelas quais as mudanças sociais só podem ocorrer dentro de um processo eleitoral limpo é sempre uma alegria para os que amam o Brasil. A eleição de Neodi Saretta e Moacir Sopelsa, dois ex-prefeitos de Concórdia e de longa data exercendo mandatos dignos, deve nos encher de orgulho e satisfação, pois nossa região continuará a ser bem representada na Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina. Os grandes colégios eleitorais do Estado cresceram muito nos últimos anos, especialmente em municípios litorâneos como Florianópolis, Itajaí, Joinville, Criciúma e depois Lages e Chapecó. Aqui na região do Alto Uruguai Catarinense o numero de eleitores não cresceu expressivamente, é quase o mesmo das eleições pretéritas. Portanto, para a nossa região, conseguir reeleger dois representantes, diante desta realidade é um feito extraordinário. Por este motivo, estamos de parabéns, especialmente os concordienses, pois tanto Moacir Sopelsa como Neodi Saretta são “prata da casa”.

  Todavia, dentro deste contexto de festa democrática, não passou despercebido, a fala de Luciano Fischer, candidato a deputado estadual pelo PDT, de que se sentiu constrangido durante a campanha eleitoral por assédio de eleitores corruptos que tentaram lhe vender o voto. É notório que o candidato não teve o apoio merecido de muitos que lhe arrastaram para a vida pública, motivo pelo qual se sente traído e “queimado”. Daí o seu desabafo nos meios de comunicação. Para os menos avisados, pode até parecer que Luciano se coloque como um “mau perdedor”, mas a realidade é bem outra. Luciano Fischer é um vitorioso porque desenvolveu uma campanha ética, cheia de ideais e amor pelo Brasil. Da mesma forma o candidato Alvanir Fernando Zusi, do PP, fêz uma campanha forte e firme em propósitos por mudanças, em linhas semelhantes a pregação do candidato Idair Piccinin. O que importa é que todos contribuímos para enriquecer o processo eleitoral com ideias e propostas, dentro de um perfil que qualificou o debate. Todos desenvolveram a campanha dentro dos moldes apregoados pela Justiça Eleitoral, sustentados pela moral de cidadãos que são modelos de conduta para os concordienses.

  Por fim, precisamos considerar, que o sistema eleitoral é seguro, fruto de uma evolução pautada nos ideais de justiça e de igualdade de condições. O que é falho é o caráter de eleitores acostumados a "mamar" nas tetas de políticos corruptos, sem vergonha e criminosos. Apesar de tudo isso, sempre é bom lembrar que não importa perder ou ganhar. O que importa é evoluir. Evoluir como cidadãos interessados num futuro melhor para o nosso país, para o nosso Estado e para o nosso município. Parabéns Raimundo Colombo. Parabéns aos eleitos. Parabéns a todos os demais candidatos, de todos os partidos, que sonharam e continuam sonhando com este futuro.


Pensamento da semana“Um voto é como um revólver: sua utilidade depende do caráter de quem usa.” Theodore Roosevelt, ex- presidente americano.