sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

OS IRMÃOS ME DEVOLVERAM O SERVIÇO DO LAVA-PÉS.





A reeleição para o serviço de Ministro Provincial da Província da Imaculada Conceição pegou de surpresa Frei Fidêncio Vanboemmel nesta quinta-feira. Mais tranquilo no dia seguinte  (22/1) , Frei Fidêncio confessou que não esperava estar à frente da entidade por mais três anos.
 Nesta entrevista concedida à Equipe de Comunicação do Capítulo Províncial, que está em andamento no Seminário Santo Antônio de Agudos (SP), ele conversou com Frei Gustavo Medella e contou que a forte aclamação de seus confrades no final da eleição o animou a dizer o ‘sim’ na condução desta Fraternidade Provincial.  

Equipe de Comunicação do Capítulo – O sr. acreditava nesta mudança, nesta virada e como o sr. se sente diante deste encargo que os irmãos voltam a entregar-lhe.
 Frei Fidêncio – Paz e bem a todos. Este processo eletivo foi, de fato, uma grande surpresa. Vim para este Capítulo desarmado, vim para entregar o cargo, vim de todo coração e de consciência tranquila. Estava tranquilo na medida em que o processo eletivo transcorria, pois imaginava voltar e já até sonhava com possíveis lugares que deveria trabalhar depois. Mas, como escrevi na página do Facebook, os irmãos resolveram me devolver a jarra, a bacia e a toalha para continuar no exercício do lava-pés. Nem sempre é fácil e não foi fácil dizer esse sim, repetir ‘faça-se em mim segundo a tua palavra’ e entender que, na vontade dos irmãos perpassa a nossa obediência franciscana. Esse ‘sim’ foi extremamente difícil por  não estar preparado, mas a aclamação que os frades deram no final mexeu muito comigo e aceitei.

 ECC – Mesmo sendo um mandato novo, Frei Fidêncio, não há como negar que a experiência acumulada nesses seis anos como Ministro Provincial acaba lhe dando mais segurança neste governo. O sr. acredita nisso, acha que vão ser mais fáceis esses três anos? Que leitura o sr. faz de todo esse processo?
 Frei Fidêncio - Não sei se vai ser mais fácil. Creio que o tempo que a gente permaneceu como Ministro no serviço à Província e às fraternidades provinciais, como dizia em outra entrevista para a Revista “Comunicações”, foi um aprendizado, pois a Província é uma grande escola, é um lugar de muito aprendizado. Creio que nesses seis anos aprendi muito. Aliás, antes dos seis anos participei do Conselho ou Definitório da Província; portanto, estou há nove anos participando deste processo de condução da vida interna da Província. Então, ser reeleito – e Frei Nestor dizia isso muito bem – não é continuação, mas é um novo começo. Creio que esse novo é assustador, em primeiro lugar, porque também sei das nossas limitações e das nossas fragilidades. Sei que o cobertor, às vezes, é curto diante de tantos apelos da Igreja, da Fraternidade e da missão. Isso se manifestou muito claro nos relatórios do Capítulo. Muitos lugares necessitam de reforços e nós não podemos dividir os frades em dois. Então, penso que esse vai ser o grande desafio que teremos pela frente. A experiência ajuda, dá segurança, sim, mas espero que a Fraternidade Provincial me dê um Definitório que me ajude também a conduzir esse processo de animação da vida provincial.
 [Frei Fidêncio, agora o sr. me fez lembrar da frase de São Francisco pouco tempo antes de falecer, quando ele disse aos irmãos: “Vamos recomeçar porque até agora pouco ou nada fizemos” – Frei Gustavo]

ECC – Frei Fidêncio, que Província o sr. sonha para o futuro?
 Frei Fidêncio – O futuro a gente começa a construir no presente. Eu acho que o presente é  podermos trabalhar aqui, neste Capítulo, o nosso Plano de Evangelização, que  é a construção da Província do amanhã, do futuro. Penso que hoje temos muitos apelos importantes. É muito significativo termos diante de nós o Papa Francisco, que é uma provocação diária, é uma provocação constante a nós, franciscanos. Temos os apelos da Ordem para que nós, enquanto Província, também saiamos às periferias com a alegria do Evangelho. Então, penso que precisamos revigorar essa vocação no presente para construirmos juntos a Província do amanhã, uma Província com muita garra, muito entusiasmo, uma Província evangelizadora.

ECC – Frei Fidêncio, e com relação a esse Capítulo, que leitura o sr. faz dele até este momento?
Frei Fidêncio – Olha, o Capítulo Provincial está transcorrendo, a meu modo de ver, muito bem. Participei também das reuniões da Comissão Preparatória e havia assim um temor devido ao grande número de irmãos, já que estamos aqui em quase 160 frades reunidos. Havia o temor de que o processo capitular não andasse. Os irmãos estão surpreendendo neste Capítulo. Vejo um ambiente leve, feliz, uma convivência fantástica. Creio que esse processo preparatório foi muito bom para isso.  Espero que os irmãos, a partir de hoje, quando vamos amarrar as grandes questões do Capítulo, que cheguemos a proposições e conclusões muito boas. Estou muito entusiasmado com a forma com que o Capítulo está sendo conduzido: com muita objetividade, com muita clareza, sobretudo a vontade dos irmãos em querer uma Província que seja de fato um espelho para a Ordem.