Qual é o papel do deputado estadual?
Um deputado deveria se reunir constantemente com as lideranças e instituições de sua região para legislar e defender o que interessa para as mesmas. Portanto, o papel de um deputado estadual, em primeiro lugar, é ouvir e atender o povo e lideranças dos municípios de sua região e do Estado. O deputado deve propor a criação de leis para melhorar a vida das pessoas e resolver as necessidades sociais, além de fiscalizar as atividades do Poder Executivo. Pode propor emendas, alterações, revogações e derrogação de leis, além de propor emendas a Constituição Estadual. Julgar anualmente as contas prestadas pelo Governador, criar Comissões Parlamentares de Inquérito, e participar de Comissões são outras de suas atribuições. Se for eleito, como advogado e economista, quero participar da Comissão de Finanças e Tributação e da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar.
O que você pretende propor na Assembleia Legislativa para resolver os problemas de saúde, educação, segurança pública, saneamento básico (água e esgoto) na região do Alto Uruguai Catarinense?
Em primeiro lugar, é necessário conhecer o que é, para que serve e votar no Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) eLei Orçamentária Anual (LOA). O que quero dizer é que, precisamos lidar com o orçamento público e com as leis que fixam receitas e despesas para resolvermos os problemas de saúde, educação, segurança pública, saneamento básico (água e esgoto).
Pretendo propor que seja priorizado nos instrumentos orçamentários, as áreas que são originariamente da vocação do Estado, apontando de onde virá o dinheiro e para onde ele deve prioritariamente ser aplicado. É imprescindível fixar metas e priorizar, já no Plano Plurianual e na Lei de Diretrizes Orçamentárias, a solução para os problemas de saúde, educação, segurança pública, saneamento básico (água e esgoto).
Em síntese, para resolver os problemas de saúde, educação, segurança pública, saneamento básico (água e esgoto) na região do Alto Uruguai Catarinense é preciso: 1° - Deslocar dotações orçamentárias e alterar percentuais do orçamento público priorizando saúde, saneamento, educação, segurança e mobilidade (estradas); 2° - Propiciar a participação do povo catarinense na elaboração, implementação e execução dos orçamentos públicos (PPA-LDO-LOA); 3° - Fiscalizar a gestão do Executivo para que seja eficiente, competente e fiel na implementação e execução das diretrizes orçamentárias.
Como você pretende representar e ajudar nas demandas da região do Alto Uruguai Catarinense na Alesc?
Vou me reunir bimensalmente com lideranças dos municípios da AMAUC, com os CDLs, ACIC, OAB, SESI, FIESC, APREV, ACCS, COOPERATIVAS, SINDICATOS e demais instituições para ouvir os seus anseios. É preciso legislar e trabalhar em comunhão com estas lideranças. Os empresários, trabalhadores, professores, comerciários, industriários, aposentados, devem ser ouvidos e atendidos em projetos justos. É preciso transparência e trabalho conjunto. É preciso respeitar o povo depois de eleito.
O que o eleitor pode esperar de você enquanto deputado?
Sou ex-seminarista franciscano e comprometido com princípios cristãos. Vou contribuir com uma grande mudança ética dentro da estrutura do Poder Legislativo. O eleitor deve esperar uma atuação firme em projetos de alto impacto como, por exemplo: 1- Zero imposto (ICMS) para produtos da cesta básica e oriundos da agricultura familiar; 2- Redução da alíquota do ICMS que incide sobre o óleo diesel como forma de baratear o custo do frete no estado; 3 – Extinção de termos aditivos em licitações públicas; 4- Extinção das 36 Secretarias de Desenvolvimento Regionais – SDRs – e aplicações dos recursos na educação e na saúde, através da valorização do salário dos professores e de hospitais regionais para tratamento de câncer. 5 – Implantação regionais de recantos de idosos de baixa renda e vulnerabilidade social; entre muitos outros projetos de interesse público, todos ajustados a compensações fiscais, deslocamento e modificações de dotações orçamentárias e respeito a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Por que você acha que merece ser eleito?
Porque o projeto para acabar com a mamata da corrupção e de políticos folgados, não é meu, é da sociedade. Portanto, quem ganha elegendo candidatos honestos, é a própria sociedade. Quem ganha elegendo candidato sério são os empresários que não aguentam mais a carga tributária; são os trabalhadores explorados pelo baixo crescimento econômico e por um país infestado de ratos; são os professores que recebem um salário vergonhoso e miserável; são os aposentados que vivem na humilhação de uma aposentadoria revoltante, enfim, é o povo brasileiro insultado por cafajestes que gastam milhões em campanhas eleitorais, abusando do poder econômico e depois esquecem de tudo e assaltam os cofres públicos.
Mereço o voto dos eleitores porque não aceito a degeneração moral da atual política brasileira, porque me sinto insultado com a corrupção. Porque sinto que protestar na rua não resolve nada. Porque tem gente covarde que poderia participar do pleito eleitoral para melhorar a política, mas que foge dela como o diabo da cruz, para depois reclamar por mais quatro anos. Porque amo o meu país, o meu Estado e a minha região. Porque sou patriota e, como advogado, economista e deputado, terei melhores condições para construir um país mais honesto e justo.