sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

FREI LUIZ TOIGO e TECHIO: 44 ANOS DE AMIZADE



Ingresso no Seminário São João Batista de Luzerna, em 1973, Luiz Toigo tornou-se um exemplar seminarista. Daí nasceu uma grande amizade que perdura até os dias de hoje.
Mestre em Farmácia e parapsicólogo, tornou-se Frei, religioso e sacerdote, com dons de cura, levando o bem a todas as pessoas que procuram a PASTORAL DA SAÚDE em Concórdia – SC, sempre sem qualquer tipo de discriminação religiosa.
A Pastoral da Saúde é o braço social da Igreja Católica em Concórdia, com sede na Igreja Nossa Senhora do Rosário, recebendo o apoio de várias pessoas abnegadas que ali trabalham e apoiam o Frei Toigo.
No dia 26/01/2017, Frei Luiz Toigo se aposentou pelo INSS, como aliás, todos os franciscanos que se dedicam a vida inteira, com humildade e amor, pela humanidade, sem receber um centavo sequer.
Tinha mesmo que ser franciscano.
Veio me visitar neste mesmo dia, com sua habitual simplicidade, de chinelo e alegre pela aposentadoria, a qual não interromperá seu trabalho voluntário e gracioso em prol dos doentes, necessitados e de toda a comunidade.
Eis aí a grande diferença de Igrejas cristãs que colocam como matriz de atuação o vil metal, arrecadando dízimos (as vezes trissemos) do povo mais pobre, para enriquecer pastores, embarcados em verdadeiros impérios.
Suas celebrações eucarísticas, conforme atesta aqui ao meu lado seu também amigo Difendi Masson, “são de arrebentar, extremamente emocionantes”.
Nas missas,  sempre lotadas, tem sintonia com o povo e suas pregações são excepcionais.
Toda vez que me encontro com esse meu amigo, olhando para os seus olhos, para sua humildade e para sua força espiritual, me emociono profundamente.
Como foi bom, concordamos eu e o Difendi, ter vivido no Seminário, com frades exemplares.
E o Toigo era nosso colega de bancos escolares.
Hoje, continua sendo nosso amigo.
Suas sobrancelhas ficaram brancas.
E nós rimos disso.
Esquecendo, é claro, que a idade também nos pegou.
Festejemos a vida e a nossa longa amizade.
E viva a nossa bela união!!! (diz o Difendi).