quinta-feira, 18 de agosto de 2011

FREI GREGÓRIO JOHNSCHER - Rinaldo Andrucioli




Estimados

Conheci Frei Gregório Johnscher, mais um grande frade e santo, ainda em vida.
Que emoção receber a informação que segue, de RINALDO ANDRUCIOLI.



FREI GREGÓRIO JOHNSCHER JÁ CONTA COM ORAÇÃO DEVOÇÃO PARTICULAR.


O frade franciscano Gregório Johnscher já conta com uma Oração de devoção particular, aprovada pelo bispo Diocesano Dom Caetano Ferrari,OFM, desde 2009.
O pedido foi apresentado pelo jornalista Rinaldo Andrucioli, que foi por 17 anos coroinha de Frei Gregório na Capela Santo Antonio em Agudos-SP.
Frei Gregório Johnscher (1920-2005), nasceu em Curitiba-PR, foi ordenado sacerdote em 1946.
Em 1953, veio para o Seminário Santo Antonio de Agudos-SP, como professor, viveu em Agudos, por 52 anos, sendo o criador do Museu Escolar visitado por pessoas de diversas partes do país.
Teve toda sua vida dedicada aos enfermos e aos pobres, vivendo plenamente sua vocação sacerdotal, mesmo doente atendia às pessoas que o procuravam, veio a falecer aos 85 anos no dia 18 de março de 2005.
Considerado pela comunidade católica agudense como santo, fato que levou o jo rnalista apresentar o pedido junto a Diocese de Bauru. Diversos relatos estão sendo encaminhados para a Diocese.
Em 2010, o jornalista Rinaldo Andrucioli lançou o livro, " Frei Gregório Uma vida por Cristo", que pode ser adquirido no Seminário Santo Antonio de Agudos.
Seu processo de beatificação está na fase diocesana.
Participe da comunidade Frei Gregório- O santo de Agudos no Orkut.

De rinaldoandrucioli@bol.com.br



LEIA SOBRE FREI GREGÓRIO:

Frei Gregório Johnscher, ofm * 08.08.1920 + 18.03.2005

Frei Gregório faleceu hoje, 18.03, por volta das 10h30, no Hospital de Agudos, depois de algumas semanas em crescente debilidade física geral. Em 2004, depois de sofrer uma queda, só andava com o apoio de um andador. Posteriormente, permanecia no seu quarto, ainda sentando-se à mesa, onde lia, rezava e escrevia. Nas últimas semanas, passou a ficar permanentemente na cama, assistido pelo enfermeiro, confrades e seminaristas. Permaneceu lúcido, praticamente até o final.

Dados Pessoais e Formação
·• Nascimento: 08.08.1920 (84 anos), em Curitiba-PR.
·• Nome de batismo: Norberto Guilherme
·• 1934-1940 - Ingresso e estudos iniciais no Seminário de Rio Negro-PR.
·• 21.12.1940 - Vestição e Admissão ao Noviciado Franciscano, em Rodeio-SC.
·• 64 anos de vida religiosa franciscana.
·• 22.12.1941 - Primeira profissão temporária dos votos religiosos.
·• 1942 - Estudos de Filosofia, em Rodeio-SC.
·• 1943-1944 - continuação dos Estudos de Filosofia, em Curitiba-PR,
·• 1945-1948 - Estudos de Teologia, em Petrópolis-RJ.
·• 22.12.1944 - Profissão solene dos votos perpétuos na Ordem dos Frades Menores.
·• 30.11.1945 - Ordenação diaconal, em Petrópolis-RJ.
·• 03.12.1946 - Ordenação presbiteral (58 anos de ministério sacerdotal).
Atividades na Evangelização
·• 1949-1952 - Professor, Mestre dos Irmãos no Seminário de Rio Negro-PR.
·• 1953-1989 - Exerceu, por 36 anos, magistério como professor no Seminário Santo Antônio (Ensino Básico e Ensino Médio), em Agudos-SP.
·• 1953-2005 - Professor, Mestre dos irmãos, Vigário da Casa, Vigário paroquial, capelão do Hospital, Confessor, Idealizador e Coordenador do Museu Escolar, em Agudos-SP.

O Frade Menor
A vida e a trajetória franciscana e sacerdotal de Frei Gregório falam por si mesmas. Entre seus confrades é considerado um monumento, um ícone dos valores mais essenciais da vida franciscana, porque nele ficava patente aquilo que todos nós desejamos ser como frades menores.

· Sem contar o tempo de formação, recebeu apenas duas únicas transferências ao longo dos seus 64 anos de vida franciscana, para Rio Negro e Agudos: 56 anos como educador; 52 anos no Seminário de Agudos, dos quais 36 como professor.

· Gerações de frades dele receberam os estudos das ciências, do desenho, do latim. Ficaram célebres suas aulas no laboratório de química na manipulação das substâncias e dos aparelhos de experiências. Com Frei Onésimo Dreyer, despertou nos jovens formandos o amor e o interesse pela astronomia.

· O Museu Escolar, que hoje leva seu nome, consumiu grande parte do seu tempo, de sua dedicação e de sua vida. E tornou-se uma referência em toda a região, com as visitas de escolares e do público em geral.

· Ao lado desta sua dimensão de homem da ciência, havia o zeloso pastor, sempre disposto no atendimento dos enfermos no hospital local, nas celebrações e confissões na Paróquia de Santo Antônio, que ele ajudou a construir.

· Nos serviços internos da fraternidade, era uma presença constante, fiel e incansável. Aprendemos a associar sua figura e presença à vida de oração e à Eucaristia. Constituiu-se num sinal, num convite permanente e silencioso àquela dimensão tão cara a São Francisco, a de buscar incessantemente a "santa operação do Espírito de Deus".

· O zelo, a dedicação extremada aos confrades idosos e doentes era outra sua marca. Não raro, levantava durante a noite e a madrugada, para verificar se os enfermos não precisavam de algo e, para os quais, celebrava a missa diária.

· Presença alegre, amiga, bem humorada, nos recreios e encontros da fraternidade, sempre encontrando uma forma de puxar uma boa conversa, com uma "introdução prévia", delicadeza própria de quem se oferece e não se impõe.

· Mesmo nos seus últimos anos, com as limitações da idade e saúde, procurava descobrir onde e como servir, seja como cronista da casa, na marcação das missas, e na redação das memórias e biografias dos confrades mais idosos da fraternidade.

· Por tudo isto, e muito mais, o Seminário de Agudos não será mais o mesmo sem a presença física deste frade menor. Não veremos mais o seu vulto, andando e rezando o rosário durante a noite, na penumbra dos corredores e do claustro. Porém, o tempo não vai conseguir apagar do coração e da memória dos seus confrades e seminaristas, o seu testemunho de fé e de fidelidade e a sua límpida encarnação do evangelho.

De certa forma, com a morte de Frei Gregório, se encerra uma parte da história do Seminário de Agudos, da qual ele foi pioneiro, e protagonista.
Fonte: http://www.franciscanos.org.br/provincia/fradesfalecidos/freigregorio.php