quarta-feira, 19 de novembro de 2014

PARABÉNS JUDICIÁRIO CATARINENSE


 Cesar Techio
Economista – Advogado

            Não existe a menor dúvida, de que o Poder Judiciário fulgura como uma verdadeira ilha de resistência moral e ética  em meio ao mar de lama, encapelado pela corrupção que assola o Brasil e que mergulha de escafandro na podridão da imoralidade grandes estatais, empresas privadas, partidos políticos e bandidos, no maior assalto contemporâneo aos interesses da República. São milhares de juízes espalhados por todo o território nacional que se mantém íntegros, eretos, firmes, dignos e leais ao juramento de cumprir a Constituição Federal e as leis. Imparciais com relação às partes (poderosos e humildes são tratados em igualdade de condições), nossos juízes não são indiferentes, insensíveis, neutros ou descomprometidos com a realidade, com o sofrimento do povo e com o compromisso de fazer a justiça.

            Nesta atmosfera, a despedida do juiz da Vara de Família da Comarca de Concórdia, Rodrigo Tavares Martins, me fez pensar no quanto a palavra “EXCELÊNCIA” bem se aninha no peito dos valorosos juízes de primeiro grau. São eles que possuem contato direto com a dor que lateja nos processos que lhes são propostos diariamente pelas partes, na busca sedenta por justiça. A fulgurante passagem deste exemplar magistrado por nossa Comarca, em operosidade ímpar na excepcional redução do número vegetativo de processos, em que pese o aumento vertiginoso dos ingressos, desenhou um quadro digno de assombro e reconhecimento. A defesa da infância e da juventude sob o manto da sabedoria deste novel juíz teve matizes muito especiais no último biênio em nossa Comarca. A acuidade e o profundo interesse pela solução de conflitos envolvendo impúberes e adolescentes emoldurará o seu nome no quadro das lembranças mais caras aos que tem sentimento de justiça.

            Em momentos infames pelos quais atravessa nossa pátria, me permito louvar a qualidade intelectual e humana desta nova plêiade de juízes que aportam ao Judiciário Catarinense, entre os quais sobressai o nome de Rodrigo Tavares Martins, orgulho para o Poder Judiciário e para todos nós, em especial para a classe dos advogados. Portas abertas e acesso livre para a defesa dos interesses processuais, num clima de despertar para a agilização e descongestionamento dos trabalhos, em concerto harmônico entre a simplicidade e a objetividade, a par de uma equipe igualmente acolhedora e operosa, foram suas credenciais. De agir determinado, Rodrigo Tavares Martins propôs o esteamento do repúdio à preguiça e ao quadro sindrômico das mazelas sociais destes tempos, motivo pelo qual, tomado de agradável surpresa, me senti honrado pelo convite para dirigir-lhe improvisadas palavras de gratidão por ocasião de sua despedida. Obrigado digno Juiz, obrigado Poder Judiciário. Suplico a Deus que jamais nos faltem bons juízes, pois eles são a última esperança por um Brasil mais justo, democrático, republicano, humano, sério e comprometido com a cidadania.

Pensamento da semana: A dignidade da pessoa está em vossas mãos: conservai-a. Friedrich von Schiller (1789).