sábado, 11 de agosto de 2018

MEMORÁVEL ENCONTRO DE EX-SEMINARISTAS DE LUZERNA.



DISCURSO DE OTÁVIO DALPUBEL NO INÍCIO DA MISSA, EM ENCONTRO MEMORÁVEL DOS EX-SEMINARISTAS FRANCISCANOS DO SEMINÁRIO SÃO JOÃO BATISTA DE LUZERNA – SC. 11/08/2018.





Excelentíssimos concelebrantes: Freis Pe. josue celante (nosso querido professor em 68 a 71); Frei Pe. Luiz Toigo, prezadíssimo colega de turma; Frei Pe. Leo Severino Schmidt, amado professor em Luzerna e em Agudos, Pároco de Luzerna.

Excelentíssimo senhor prefeito de luzerna, Moises Diersmann, representado seu povo, que também é nosso povo, por adoção e amor;

Queridos colegas, irmãos que Deus nos presenteou e nos fez amigos, aqui, nesta nossa casa, o Seminário São João Batista de Luzerna – SC.

Setenta e sete (77) anos nos separam da primeira turma que aqui chegou, em 1941, onde, tendo à frente abnegados franciscanos, começaram a ensinar seminaristas, como nós, dos quais muitos se tornaram frades, lembrando como membro daquela primeira turma, Frei Anselmo Hugo Schweitzer – nosso professor, falecido.

Quarenta e sete (47) anos nos separam desta turma de 1971 e, portanto, 42 anos do ano de 1975, quando partimos definitivamente deste lar, aqui em frente do Seminário, embarcando em vários ônibus, chorando e cantando: “Adeus irmão tu vais partir para longe deste lar, saudades mil irei sentir e por ti hei de rezar”.

E agora, queridos colegas, irmãos por opção e amor, retornamos a este lar, para dizermos publicamente aos franciscanos que aqui estão e a Província Imaculada Conceição do Brasil – que valeu a pena.

Aqui chegamos crianças, saímos adolescentes, e levamos inculcados no coração e na mente os ensinamentos dos queridos franciscanos que nos acolheram, entre eles cumpre lembrar Frei Maurilio Schelbauer, Frei Danilo Marques, Frei Anselmo Hugo Schweitzer, Frei Solano Hubner, Frei Francisco Orth, Frei Olivério Finger, Frei Rainério Soares Da Silva, todos No Céu, nos ouvindo e vendo neste instante.  E, ainda, Frei Tarcísio Theeis, Frei José Lino Lickmann, ex-Frei Flaviano Descler, Frei Haloisio Helmann e as professoras   Irma Lurdes Pecini, Mercedes Simon e a saudosa professora Dulce Zanini (que Deus a tenha).

Não restam dúvidas, queridos amigos, que, desde a primeira turma, a contribuição dos franciscanos para o desenvolvimento do raciocínio crítico, pautado em valores cristãos. Com sacrifício imensurável, ensinaram a todos os seminaristas, que passaram pelas cadeiras desta escola cristã e desta Capela onde nos encontramos neste momento, uma pedagogia fundamentada nas parábolas de Jesus: da compaixão, perdão, acolhida aos perdidos, da ajuda aos necessitados.

Aqui neste altar, apaixonado por Nossa Senhora, Frei Anselmo, despertava em nós, sentimentos de amor, de caridade, de compaixão pelos nossos semelhantes.

No centro das pregações, o amor a Deus: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, com toda a tua alma, com toda a tua mente e com todas as tuas forças”, mas, também, e muito especialmente, o amor ao próximo, “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”

Cientes de que não há outro mandamento maior do que estes, convém constatar, que, sem o carisma, abnegação, espírito de sacrifício, amor, desprendimento, persistência e firme vocação dos nossos professores, por certo não seriamos o que hoje somos.

Mesmo porque, nesta atmosfera histórica, como terra fecunda de boas sementes, nós todos queridos colegas, fomos agentes multiplicadores dos ensinamentos e do modo de ser e de viver franciscano.

Esta foi a contribuição dos franciscanos para com a sociedade, formar pessoas de valor, de caráter, comprometidas com um Brasil honesto, evoluído, e ao mesmo tempo revoltados contra a corrupção, o desleixo, a indisciplina, a falta de amor pelo povo.

De forma que, a dívida que os ex-seminaristas e o nosso povo tem para com eles, os franciscanos da Província Imaculada Conceição do Brasil, nos parece impagável.

E, para finalizar, nossa gratidão, eterna, que hoje confirmamos aqui, se transforma, como de fato se transformou ao longo destas décadas, em práxis cristã em nossa vida, em nossas famílias, em nosso trabalho, com amigos, na nossa comunidade e no nosso país.

É esse testemunho que aqui viemos, depois de quase 50 anos, prestar a comunidade de Luzerna e aos frades aqui presentes, que representam a Província.

Obrigado a todos os benfeitores deste seminário, lembrando em especial Frei Sergio Hillesheim, de Pato Branco, construtor do seminário, que Deus o tenha.

Obrigado excelentíssima comunidade franciscana. Obrigado pela excelência da formação que aqui tivemos. Muito, obrigado.  Contem sempre conosco em nossas orações e em nossa profunda e sincera gratidão.