domingo, 22 de abril de 2018

“PREOCUPAÇÃO”


“PREOCUPAÇÃO”
1975

A semente é boa. Mas nem sempre a terra é fértil.
O binômio, semente terra se constitui na equação a ser resolvida pelo semeador persistente e cheio de fé.
É bem verdade que a missão é semear; mas a maior alegria do semeador é quando suas sementes caem em terra fértil.
Ao contrário, se entristece quando caem nos espinheiros.
Daí, “Preocupação”, uma poesia de FREI DANILO MARQUES, Diretor e preletor dos seminaristas em Luzerna 1974/75 e que pela primeira vez, depois de 43 anos vem à lume:

“Olhai os lírios do campo... Olhai e vede que a messe já está madura... Senhor, vós vos preocupastes com os campos, com as sementes, com as flores, com a messe. Conheceis os riscos que corre o semeador. Sabeis dos cuidados que exige cada flor. Como pudestes confiar a mim os cuidados deste jardim? Como cuidar de um canteiro, se nunca fui jardineiro?
Ajudai-me, Senhor, a aplainar o terreno, escolher as sementes, conhecer as espécies. Senhor, como saber se algum verme rói o bulbo do lírio? Se as raízes do craveiro estão sadias? Se a medula do jasmineiro está perfeita? Se existe erva daninha? Vós, mesmo, dissestes que não se deve arrancar o joio, mas deixá-lo crescer junto ao trigo... Porém, neste jardim, poderei agir assim? Será possível Senhor, deixar crescer junto a flor a erva perniciosa?

E a incerteza desditosa põe minha alma em polvorosa.
E eu cavo... e rego... e lido... e podo... e mudo... mas, vem as aves, surgem macegas, chegam formigas, crescem abrolhos e estragam tudo... E eu brado... e peço... e insisto... e imploro... e busco... pois eu confio, Senhor, confio em Vosso Amor; Deixai cair vosso orvalho; Mandai o sol benfazejo; Não falte a chuva fininha; Tirai a erva daninha.
 E, depois de tudo isto, ó meu Senhor Jesus Cristo, dizei-me das minhas plantas, oh, quantas? Dizei-me, quantas vão florir e vicejar, um dia, no vosso altar?”


Nenhum comentário: