quarta-feira, 23 de março de 2016

OBAMA EM CUBA: NÃO TENHA MEDO DE FALAR O QUE PENSAM, DE PRATICAR A FÉ E VOTAR EM ELEIÇÕES DEMOCRATICAS.



Obama foi aplaudido de pé pelo público presente no Gran Teatro, em Havana. Primeiro presidente americano a visitar a ilha em 88 anos, ele fez um apelo por liberdade política para os cubanos, incluindo a liberdade de expressão e religião.

"Tenho que falar honestamente sobre as coisas que eu e o povo americano acreditamos. Eu acredito, mas não posso obrigar vocês a acreditar, mas acho que deveriam. Acredito que todos devem ser iguais perante a lei e que não devem ter medo de falar o que pensam. Que todos devem ter liberdade para praticar a fé que acreditam e que devem votar em eleições democráticas. Os direitos humanos são universais, para americanos, cubanos e todo o mundo", afirmou Obama.
Dirigindo-se a Raúl Castro, Obama afirmou que o presidente cubano "não deve temer nem aos EUA nem às vozes diferentes do povo cubano". O presidente americano ressaltou que a reconciliação com exilados cubanos é fundamental para o futuro do país.   
O presidente dos EUA disse ainda que foi a Cuba para "derrubar o último remanescente da Guerra Fria". "É tempo de deixarmos o passado para trás e pensar num futuro juntos. Um futuro de esperança", disse Obama, antes de encerrar seu emocional discurso: "Sí, se puede [Sim, podemos]".