quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

ADEUS FREI DIONÍSIO


Cesar Techio
Economista – Advogado

              
  Aproximando-se da morte, Francisco de Assis acrescenta a última estrofe ao Cântico do Irmão Sol que havia composto e pede aos seus confrades que o entoem em homenagem a Morte a quem com amor chama de “Irmã”: “Louvado sejas, ó meu Senhor, por nossa irmã a Morte corporal, à qual nenhum homem vivente pode escapar...”. O segredo para tamanha serenidade na hora de partir é simples. Francisco não acumulava dinheiro, poder, prestígio, bem no prumo do que disse Jesus: “Abençoados os pobres de espírito, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os limpos de coração, os pacificadores.” Pouca gente leva a sério este ensinamento e por isso a maioria das pessoas nunca está preparada para partir. O desespero normalmente fica por conta das posses, ou melhor, da possessividade. Quanto mais se possui, mais se teme perder. Mas, se não se possui nada, quando for a hora de partir, se estará pronto, cantando como Francisco. O problema é que se vive confundindo bens materiais, poder econômico e sucesso financeiro com bênçãos de Deus, sem se perceber que a verdadeira prosperidade é a do ser e não a do ter; que todo o desejo em ser especial é egoísta e que a viagem do ego gera o medo da partida.

  Quem não carrega nada consigo sempre está disponível para o novo, para o desconhecido. Assim são os franciscanos. Chutam o ego e se enchem interiormente de um espaço vazio, no qual não cabe bens, riquezas, poder, superioridade. O amor pela natureza e pelas pessoas, a celebração pela vida e a comemoração pela simplicidade ocupa o espaço interior destes sucessores de Francisco.  Por isso, quando partem, vão felizes. Dormindo em rede nordestina, com barbas grisalhas e roupas surradas, um franciscano excepcional defendeu entre nós, com grande força moral, a mãe natureza, a mãe terra, a preservação do meio ambiente, a dignidade do ser humano. Nos cursos de teologia abertos ao povo deu exemplo de vida a quem teve olhos para ver e ouvidos para ouvir. Cumprida a missão, pediu transferência para Curitiba para tratamento de saúde (cardiovascular). Vai da mesma forma como chegam todos os franciscanos: sem nada para carregar (E disse-lhes Jesus: “Não leveis nada para o caminho: nem cajado, nem alforje, nem pão, nem dinheiro, e não leveis duas túnicas. Quando entrardes em alguma casa, ficai nela até partirdes dali. Se alguns não vos receberem, ao sair dessa cidade, sacudi o pó dos vossos pés, como testemunho contra eles” Lc 9, 1-6).

  Em rápida conversa, me confidenciou que o exemplo que deixa por onde passa, é o de ficar sempre do lado da verdade e o de ser fiel até o fim: “Isso faz amigos e inimigos, ser fiel tem a ver com fel, é amargo, mas é o caminho”. Dionísio Ricieri Morás me deixa a mesma impressão que tenho de Francisco de Assis: a de um ser humano que sabe trazer qualidade de consciência, que sabe introduzir a mensagem de Jesus Cristo na vida comum do povo sem a pretensão de estar fazendo algo de especial, apenas cumprindo um simples dever: "Ide a todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura" (Mc 16,15). Por isso é um pregador extraordinário, que deixará saudades. Que ao partir não sacuda a poeira dos pés e ore por todos nós.

Pensamento da semana: “Viver é sempre dizer aos outros que eles são importantes. Que nós os amamos, porque um dia eles se vão e ficaremos com a impressão de que não os amamos o suficiente.“ 

Nenhum comentário: