domingo, 15 de janeiro de 2012

MEMORIAL FREI SIMÃO LAGINSKI



Foram seis anos frente a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Concórdia, Estado de Santa Catarina - Brasil.
Operoso, carismático, Frei Simão Laginski construiu um novo Templo.
Templo espiritual no coração do povo.
Templo material com a nova matriz, com suas linhas modernas até os dias de hoje.
Jamais, alguém, na santa humildade e no serviço ao próximo, dignificou tanto a Ordem Franciscana e a Igreja, nestas terras de Concórdia e do Alto Uruguai Catarinense.

Lançamos hoje, dia 15 de janeiro de 2012, a idéia de construirmos um MEMORIAL em sua homenagem, para que seu exemplo permaneça como símbolo de fé e de amor ao próximo e a Deus.

Sua missão nesta terra, com as iniciativas que buscaremos, se prolongará através de sua memória a ser conhecida pela atual e pelas próximas gerações.


Extraído do livro de crônicas da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, a cronologia entre sua posse, em 1971 e despedida, em 1976:

1971: Posse do novo Pároco Frei Simão Laginski.
1971: Posse do Novo Conselho da Paróquia.
1971: O novo Conselho após averiguar a estrutura da Igreja Matriz, examinando os problemas com técnicos especialistas, optaram para demolição da Matriz e construção de uma nova. Consultaram engenheiros e arquitetos e votaram a favor de um projeto elaborado pelo arquiteto Sr. Emilio Zanon.
1972: Demolição da antiga Igreja pela firma de Antonio Lorenzetti.
1972: Inaugurfada a Capela de Nazaré.
1972: Lançamento da Pedra Fundamental da Nova Matriz.
1972: Assinados contratos da construção da Matriz com o engenheiro e Arquiteto Emilio Zanon e também com a firma construtora de Dionísio Granella.
Também foi assinado contrato com a Metalúrgica Dagnese Bilibio de Nova Bassano para colocação da estrutura metálica e cobertura da nave principal da Matriz.
1973: Falecimento de Dom Daniel Hostin bispo de Lages e por muito tempo bispo de todo Oeste Catarinense.
1974: Dia 13 de junho desse ano foi solenemente consagrada a nova Matriz com a presença do Bispo Diocesano Dom José Gomes, autoridades, conselhos, freis e uma multidão de fiéis.
Foi grande a alegria de todos, pelos esforços e união de todos num mesmo objetivo, tornar realidade e alcançar com pleno êxito a construção do novo templo para congregar o povo e para o louvor de Deus.
1975: Em 14 de setembro de 1975 depois de criada a Diocesa de Joaçaba foi sagrado o primeiro Bispo de nova Diocese na pessoa de Dom Henrique Müller.
1975: Falecimento de Frei Cipriano Chardon há longos anos santo e dedicado coadjutor da Paróquia de Concórdia.
1975: A Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, criada em 1675 comemora seu tricentenário de existência: uma data histórica herança e continuação do projeto inspirado em São Francisco de Assis.
1975: Em 13 de dezembro de 1975 as Irmãs Catequistas Franciscanas, que desde 1964 atendiam o Bairro de Nazaré, fizeram sua despedida de Concórdia.
1975: Criação do Movimento Pastoral da Família em Concórdia através do chamado: “Encontro de Casais com Cristo”.
1976: Ordenação Sacerdotal de Frei Claudinei Dalmago, Frei Moacir Longo e Frei Ladi Antoniazzi.
1976: Criação do Fundo Comum das Capelas junto à Matriz com único CNPJ.
1976: Despedida do Pároco Frei Simão Laginski. Agradecimentos a Deus e ao povo de Concórdia pela cooperação durante seu mandato.

Nenhum comentário: