segunda-feira, 1 de abril de 2024

FREI TARCÍSIO THEEIS: MENSAGEM AOS SEMINARISTAS FRANCISCANOS DE TODOS OS TEMPOS

 

 

Acordamos as sete horas, ao som suave de músicas clássicas. Começava, propriamente, o retiro espiritual. Momentos do dia em que o raciocínio se voltava para dentro de cada um, no meditar das palavras do Evangelho ou das palestras da sala magna.

 O primeiro palestrante do dia foi Frei Tarcísio.

 Mais uma vez foi extremamente feliz em suas palavras.

 Seminaristas.

 É preciso crescer, crescer em todos os sentidos. É preciso ter ânsia de crescer, de desabrochar. Faz bem em ter anseios de progredir. Para isso precisamos nos despojar dos maus hábitos, da inércia dos caminhos instintivos.

 Na verdade, o tempo e a vida vão ensinando a gente de desapegar-se de muitas coisas para que a carga não seja tão pesada para carregar na caminhada;     

 Vocês evoluem rapidamente com os ensinamentos que o seminário lhes proporciona, mas as vezes sentem-se desorientados o que é natural na busca do saber. Por isso acontecem bagunças como na noite de quarta-feira passada, o caso dos gatos na rouparia e do depósito das bananas.(risos).

 Sentir falta de orientação é normal na vida.

 Ainda hoje em dia, eu também preciso, porque a caminhada da vida as vezes tem encruzilhadas que desnorteiam. Agora, depois que já passei por estas e aquelas situações, podemos, pela experiência, orientar outros.                   

 Sinto nessas oportunidades a vocês mesmos, com todo o vosso viver e lutar.

 Conversei com alguns de vocês, os da bagunça, (risos), pessoalmente, um por um.

 Ora , para quem parecia tão dispostos e alegres em tumultuar o ambiente, me apareceu mais desgostos, queixas de que não conseguem se comunicar, que o ambiente é frio, difícil de manter silêncio nas horas certas, etc. Que idade vocês têm? Entre doze e dezesseis?

 Mas devo falar claro. Vocês deixam, não é?’

 Todos o fitavam firmes.     

 Viu, amigos, isto que vocês estão sentindo no ambiente e fatos que acontecem, deve estar muito escondido em vocês mesmos; desculpem, vocês entendem;.

 Em geral, vocês devem saber também, que a vossa fase da vida, de jovem , é uma fase de grande abertura para a vida que há em vocês. Agora vocês vivem com toda a inocência e  boa vontade, e quando não encontram eco ou atenção ou acolhida em outros colegas ou fatos que lhes contradizem, surge o conflito.

 Esse conflito é: ‘puxa, caramba; Eu acho a vida tão bela. Se todos me entendessem... e constata o contrário; ‘quase ninguém me entende, leu que gostaria tanto....’ acuso então o ambiente, os colegas, etc.

 Esse conflito, que falei, pode ser resolvido com o tempo, isto é , buscando acolher a si , aceitar a si , respeitar a vida que está crescendo em vocês e a vida que está sendo plasmado nos outros.

 Ter um respeito ao mistério do Senhor presente nas pessoas e na vida do ambiente e não o taxar de frio, anti-social.  

 Sabem, meus queridos seminaristas, eu acho que a vida continua no mesmo. Não precisamos nos angustiar. A nossa preocupação não vai modificar o segredo da existência e do mistério de Deus.  

 Se existimos é porque Deus quis. Portanto não fomos nós que nos fizemos. Não podemos nem mudar a cor ( natural) de um fio do nosso cabelo, nem com toda a nossa preocupação acrescentar alguns centímetros ter á nossa estatura.          

 Por isso, precisamos ter o jeito de Deus que faz chover sobre os bons e maus, que manda o sol sobre os justos e injustos. Ele nos dá a vida e tudo gratuitamente, ou alguém pagou o preço de sua vida? 

 Se é assim, então o passado me vai dizer como Deus foi bom para com a gente. E o passado é você hoje, no presente momento. Você é o passado que está aí presente. O futuro é o hoje que você pode aproveitar fazendo o pouco que lhe é dado fazer. Portanto, no presente, faça o bem o que quer que estejas fazendo, mas esteja você inteiro, na ação que faz.      

 Não são as ações os trabalhos, os feitos que nos realizam e dão paz de espírito, mas sim, o modo como vocês praticam as ações; o modo é o seguinte pensar que é a única chance que Deus lhes deu para fazer o bem. Estar todo nesta ação, sem distração, por isso lhes é dado pelo Senhor no presente como chance para fazer sua vontade.

 Portanto, fica aqui, uma mensagem para cada um de vocês em especial; em tudo o que fazes tenha sempre em vista o espiritual e nunca você se frustrará,

 Se você tem em vista a você mesmo, sua promoção, então quando alguém lhe diz que não fez direito ou que você não soube sair-se bem, você logo ficará triste, se você teve em vista o seubem, entende?                                                                                                                        

 Mesmo que faça mal algo, ( mas querendo acertar ) você poderá dizer; ‘bem, o que eu busquei com isto foi o bem espiritual’ ( que alias  não aparece, mas que deve ser um motor de tudo).

E depois, nós não precisamos salvar o mundo.Esta tarefa Jesus fez.

O que precisamos é viver mais intensamente a vida, e não tanto nos preocupar em fazer. Fazer também devemos, mas que não seja o objetivo, o ideal da vida. Senão vamos fracassar totalmente, porque uma empresa, qualquer, bem estruturada poderá fazer melhor do que nós.      

Meus caros vossa vocação é também a minha.

É viver, viver, viver com intensidade cada vez maior. Viver a verdadeira vida. Nunca a tristezas, então, e nunca nos vamos incomodar com o que estamos fazendo, quando o faremos, mas apenas nos preocuparemos com o modo como estamos fazendo, porque disto dependerá o crescimento espiritual interior e o crescimento em mais vida; Entenderam?       

 

Essa tremenda necessidade de colocar para fora as energias, no futebol, no estudo e mesmo em certas bagunçinhas, é expressão de vida, de mais vida, que vocês sentem. Então agora já sabem. Olhem; vai ser árduo, mas é este o caminho do crescimento.

Amigos, sigam o caminho....sigam em frente...não se impressionem com ‘acidentes’, isto são coisas da vida humana, provisória e passageira. Isto tudo passa;

Coragem...Quem caminha pode experimentar cansaços, mas só quem caminha é que chega. Só há quedas para quem caminha, isto é muito natural, contudo, precisam seguir em frente, levando com vocês a experiência da vida.

Vamos pensar nisso hoje.

Cuidemos com a estrada...

Como é bom viver assim, quando só Deus é que é TUDO !

 Quando só Deus BASTA !

 

 NOTAS:

1 Mensagem gravada no ano de 1975, em Luzerna -SC - na SALA MAGNA do SEMINARIO SÃO JOÃO BATISTA.

2 Frei Tarcisio foi professor nos Seminários de Luzerna SC, Rio Brilhante MS, Agudos SP e Ituporanga SC entre outras missões assumidas em Paróquias, como por exemplo Forquilhinha, Lages, etc.

3  Frei Tarcisio faz aniversário neste dia 1° de abril de 2024.

Atualmente ele reside no Seminario de Ituporanga SC, já em avançada idade, mas sempre com bom ânimo e amor cristão a conduzí-lo por uma VIDA FRANCISCANA AUTÊNTICA.

FREI ANSELMO HUGO SCHWEITZER dizia que Frei Tarcisio vivia em santidade.

 Visite-o ! Parabenize-o!

 Agradeça a Deus e a ele, por tudo de vom que fez por nós, SEUS EX-SEMINARISTAS e por todo o POVO DE DEUS !

sábado, 2 de março de 2024

FREI DIONÍSIO RICIERI MORAS: ALMA E VIVÊNCIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS


 O estimadissimo e saudoso amigo do povo de Concórdia - SC, Frei Dionisio Ricieri Morás, com o maior pé de alface da história do Seminario Santo Antonio de Agudos -SP. Que Deus o conserve. Sempre bem lembrado pelas suas brilhantes palestras e cursos dados aqui na Paróquia. Um franciscano ímpar, inteligentíssimo, estudioso e de uma visão humana encontrada somente em grandes santos.  E não mandava dizer nada, era claro, sincero e direto kkkkkk. Uma vez ele disse para alguns idosos: "Aprendam a se desapegar, larguem o osso,  deixem os filhos viver, deem espaço para os outros".  E isso ficou na história, alguns ficaram brabos, mas a maioria entendeu. Frei Dionisio dorme em rede nordestina, anda de sandálias e VIVE na prática os princípios que Cristo ensinou.  A Ordem Franciscana, meus amigos, foi muito honrada por ele, quando de sua passagem por Concórdia - SC. Que saudades.