sábado, 20 de janeiro de 2018

ENCONTRO DE EX-SEMINARISTAS DA DECADA DE 70, EM CHAPECÓ -SC - 19/01/2018.





 Alegrias, emoções, abraços numa confraternização histórica, depois de 45 anos!



Fernando Deon preparando o fogo em Chapecó. Ele e o Difendi Masson foram os primeiros a chegarem.

 Tarcísio Hubner, no dia anterior, visitou o Seminário São João Batista, em Luzerna - SC, origem da convivência e da amizade entre a turma, que perdura há mais de quatro décadas.

Lista de presentes:

Tarcísio Hubner
Francisco Morás (Frei)
Dilço Tessaro
 Nelvo Matiello
Gelso Matiello
Francisco Matiello
Vilmar Matiello
Esidio Bolis
Fernando Deon
Difendi Masson
Milton Perozin
Cesar Techio
Rene Martinelli
Otávio Dalpubel
Oldair Lunardi
Antonio Vivian
Jandir Sechini


 No final da reunião, regada com uma boa cerveja e servida com churrasco, recebemos mensagem do Navílio Adriano, do Rio de Janeiro. Ele é da região de Chapecó e chorou emocionado, sentido por não estar presente. Este registro é importante porque comoveu a todos. Na próxima, outros colegas deverão comparecer. Agradecimentos aos Matielo que organizaram o evento, no qual, esteve presente o nosso CHICO, um dos colegas que persistiu na vocação (Frei Luis Toigo, Frei Nilton Decker,  Frei Bruno Decker, Frei Angelo Vanazzi, Frei João Mannes  Frei Francisco Morás, Frei Germano Guesser, Frei Jorge Maoski, Frei Jacir Zolet, Padre Valmor Resmini, Frei Delcio Lorenzetti, Frei Sebastião Kremer,  Frei Volnei Berkenbrock, Frei Moacir Longo, Frei Valdemir Resmini, Frei Lindolfo Schmitz, Frei Severino Clasen, Frei Frederico Guarez, Frei Paulo Cesar Gomes e Frei Perceval Canuto Carvalho)  e se tornou frade FREI FRANCISCO MORÁS. OBRIGADO ORDEM FRANCISCANA. OBRIGADO QUERIDOS PADRES E IRMÃOS FRANCISCANOS. AMAMOS VOCES !




A CONTRIBUIÇÃO DOS FRANCISCANOS DA PROVÍNCIA IMACULADA CONCEIÇÃO DO BRASIL NO DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO OESTE DE SC

 A contribuição dos franciscanos para o desenvolvimento do raciocínio crítico, pautado em valores cristãos, dos descendentes europeus, entre outras etnias, que migraram para esta região do Alto Uruguai Catarinense, é fato que não se pode ignorar. No lombo de burros, com sacrifício imensurável, vieram a estabelecer no inícios dos vilarejos locais, uma pedagogia fundamentada nas parábolas de Jesus: da compaixão, do perdão, da acolhida aos perdidos, da ajuda aos necessitados. No centro das pregações, o amor a Deus: “amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, com toda a tua alma, com toda a tua mente e com todas as tuas forças”, mas, também, e muito especialmente, o amor ao próximo, “amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Marcos 12, 29-31).
Cientes de que não há outro mandamento maior do que estes, convém constatar, que sem o carisma, abnegação, espírito de sacrifício, amor, desprendimento, persistência e firme vocação destes missionários franciscanos, é bem provável que a evolução, da sociedade desta região do oeste de Santa Catarina, não tivesse sido a mesma.
Nesta atmosfera histórica, como terra fecunda de boas sementes, os ex-seminaristas foram agentes multiplicadores dos ensinamentos e do modo de ser e de viver franciscano.
De forma que a dívida que os ex-seminaristas e o nosso povo tem para com eles, os franciscanos da Província Imaculada Conceição do Brasil, nos parece impagável. Todavia, buscamos retribuir, vivendo os seus ensinamentos na práxis do dia a dia de nossas vidas, familiar, profissional e social.
Cesar Techio




Nenhum comentário: