sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

FREI ONÉSIMO DREYER




Um dos pioneiros entre os professores do Seminário. Mais de 40 anos ensinou Matemática, Física, Astronomia aos seminaristas. Por longos anos, na Direção do Seminário. Muitos ainda o tinham na imaginação na figura de Reitor... Doutorado em Física e Matemática, nos Estados Unidos. Homem circunspecto, de pouco fala, levemente tímido, sábio e metódico. 

De invejável didática: aulas sóbrias, práticas, claras e cheias de conteúdo. Visão pedagógica atualizada, aceso às Leis do Ensino, conduzia a Educação com espírito aberto. Homem de crítica construtiva. Sua experiência trazia segurança aos professores; quando se ia resolver alguma mudança no ensino, era sempre consultado. 

Como professor tinha o sábio costume: para cada aula, uma nova preparação. Não guardava a aula para usá-la depois; rasgava o papel e o jogava na caixa de lixo. Corria a fama entre seus alunos: No último dia de aula do ano, já começava ele preparar as aulas do ano seguinte. Homem de muita leitura, bons livros, sobretudo científicos. 

Não passava sem a revista americana Time, sua coqueluche. Muitos anos atuou na biblioteca dos frades e seminaristas. Passava horas e horas nesse reino e era muito atencioso.


Durante todos os anos de magistério, jamais deixou de atuar no apostolado: Desde os tempos de Rio Negro. Em Agudos, juntamente às Irmãs Franciscanas de Siessen: Convento, Colégio e Hospital. Lá da glória celeste, certamente, intercede agora pelo Seminário de Agudos. 

Deus lhe conceda a alegria de ler Time lá no céu! Na pessoa de Frei Onésimo, homenageamos antigos e dedicados professores: Frei Beraldo Fleddermann, professor de História Geral, renomado cronista da Casa. Homem organizado, metódico, de uma renomada didática. Deus lhe recompense! 

Lembramos ainda, com saudades, do fiel Secretário do Frei Onésimo, Sr. Darci Delazari, que por longos anos, lecionou Geografia, matemática, e atuou com prof. de Educação Física. Deus o tenha na glória eterna! Faço memória dos demais Irmãos, ainda vivos, e que serviram no Seminário Santo Antonio de Agudos - SP.

Fonte: http://www.seminario.org.br/

FREI LENCY F. SMANIOTTO


* 18/09/1937     + 04/07/2014



Autorretrato


Temperamento mesclando o sanguíneo e o colérico, com pinceladas de melancólico. De inteligência mediana, mas muito intuitivo, com capacidade de pressentir ou prever acontecimentos. Com certo veio poético e profético… De fácil convivência, aberto e afável, sobretudo atencioso com os pobres. Com um senso de justiça bem aguçado. 

O status quo me causa sérios conflitos e até um certo divisor de águas entre os que lutam a favor do Reino e os que lutam contra ele… 

De conversa amigável, misericordioso e de fácil perdão. Brincalhão, às vezes autossuficiente e teimoso, não chegando a ser cabeçudo. Insubordinado às injustiças, sobretudo às sociais, desportista, teatrólogo. Piedoso, de fé inabalável, de um amor apaixonado pelo povo, por causa do rosto desfigurado do Cristo, nele refletido. 

Sinto-me bastante limitado, faltando em mim muito para completar a Paixão do Cristo, que espero completar com a sua graça, pois assim como o maná sustentou o povo no deserto, assim me sustenta a Eucaristia ao longo da vida, até chegar o Reino definitivo. A Eucaristia é o ápice de minha fé e piedade, sem a qual a minha vida não teria o vigor para seguir a Cristo, caminho, verdade e vida, como São Francisco o fez.

Gosto de mim como sou, no esforço constante de superar os meus defeitos e limitações. Mas isto só é possível com a graça de Deus.



Fonte: http://www.franciscanos.org.br/?p=63622#sthash.Z0HhCI5W.dpuf