domingo, 21 de julho de 2013

"FORA DA ORDEM - DO CLAUSTRO AO MUNDO SECULAR" - ANTONIO CARLOS BÔA NOVA



Registro do lançamento do livro "Fora da Ordem - Do Claustro ao Mundo Secular " do autor Antonio Carlos Bôa Nova, na Livraria Martins Fontes da Paulista dia 16/07/2013.
SOBRE O LIVRO:
Em pleno século XX, muitos jovens recebiam nos seminários uma educação segregada e rígida, como se estivessem nos tempos da Contrarreforma. Anos depois, desligados do seminário e da vida religiosa, eles tiveram que se adaptar ao mundo contemporâneo.
O livro se baseia em pesquisa sobre a inserção de ex-religiosos na vida civil, após vários anos de claustro. Para isso, foram entrevistados ex-jesuítas que deixaram a Ordem nos anos 60 e 70, tendo recebido sua formação no período anterior às aberturas do Concílio Ecumênico. Eles falaram sobre a experiência de seminário e de vida religiosa, a adaptação pós-saída e a atual atitude para com a Igreja, a fé cristã e a religião.
      
Prezado Cesar 

Gostaria de noticiar a você, e em geral aos ex-franciscanos, que acabo de lançar o livro Fora da Ordem: Do claustro ao mundo secular. Ele resulta de pesquisa que fiz com o intuito de verificar como foi que ex-religiosos – no caso, ex-jesuítas – se adaptaram à vida civil.
Na pesquisa, entrevistei ex-jesuítas que deixaram a Ordem nos anos 60 ou 70 e que haviam tido sua formação no período anterior ao Concílio. As entrevistas focalizaram a experiência daqueles tempos, a adaptação pós-saída e a atual atitude para com a Igreja, a fé cristã e a religião.
Creio que os relatos que aparecem no livro têm pontos comuns com as experiências de vida dos que estiveram em seminários de diferentes congregações religiosas, como os ex-franciscanos, bem como em instituições diocesanas.
Espero, assim, trazer uma pequena contribuição para o entendimento do modo como a Igreja tradicionalmente formava seus quadros – com os pontos positivos daquela pedagogia e também suas limitações. Ficarei agradecido pelo apoio no sentido de que sua existência se torne conhecida pelos que poderão ter interesse em lê-lo.
Se você souber de outros interessados no tema, Fora da Ordem pode ser adquirido nas grandes redes de livrarias ou então no próprio site da área comercial da editora (http://http://www.educaredistribuidora.com.br/2072-fora-da-ordem.html/2072-fora-da-ordem.ht).

Saudações cordiais
Antonio Carlos Bôa Nova
Sociólogo (São Paulo).